9 passos para se tornar uma potência sustentável

Foto: ipopba/iStockphoto.com

Não seja mais uma empresa comum e adote estratégias que te farão ser uma potência sustentável

Recebo diariamente questionamentos sobre: Como é possível tornar uma empresa em potência sustentável? Sustentabilidade é caro? Preciso ter cursos específicos?

Bom, te garanto de imediato que é possível implementar oito ações básicas para esse start…Veja o caminho:

1.  Crie transparência nos processos

Sua empresa deve ser transparente e manter isso nas negociações com clientes, fornecedores e colaboradores. Isso cria credibilidade.

2. Adote a documentação eletrônica

Facilite os processos internos de sua empresa e minimize impactos gerados por tanta impressão de papel. Essa ação também reduzirá custos financeiros.

3. Revise a infraestrutura

Verifique periodicamente as instalações da empresa, assim como materiais e equipamentos de trabalho. Tente observar se estão em dia e em condições de uso. Não hesite em trocá-los caso seja necessário. Isso evita desperdícios e reduz o consumo de recursos naturais, bem como proporciona economia para da empresa.

4. Gerencie os resíduos

Tenha parceiros de coleta seletiva cadastrados em sua empresa e solicite apoio nessa missão. Organize um dispenser para cada tipo de resíduo e promova o senso de preservação, tanto para a equipe quanto para a comunidade local.

5. Busque fornecedores sustentáveis

Faça parceiros de acordo com sua essência. Busque por matéria-prima com desenvolvimento sustentável e que sejam, de preferência, certificadas. Estimule os fornecedores que ainda não dispõem dessa filosofia que passem a fazer dessa forma. Preserve e dê oportunidade aos parceiros que já possuem essa mentalidade, pois um ajuda ao outro.

6. Diminua o consumo de descartáveis

Promova uma ação interna e bem simples com a equipe. Adote uma caneca, por exemplo. Realizei essa ação recentemente com um cliente e ele presenteou a equipe com uma caneca personalizada com a foto de cada um. Além de ser sustentável, também gera encantamento de todos as partes envolvidas.

7. Incentive a redução do consumo de energia e água

Distribua pela empresa placas de alerta sobre esse cuidado. É válido lembrar que o que é óbvio para uns nem sempre é para outros. Por via das dúvidas, faça e veja no final do mês, nas contas da empresa, se isso não é valioso.

8. Estimule o uso de transporte coletivo e alternativo aos colaboradores

Apoiar e incentivar o transporte coletivo vai além de reduzir os impactos ambientais gerados pelos carros e outros meios de transportes, proporciona saúde também. Uma vez que as outras diversas modalidades estão super em alta como a bicicleta, que teve destaque maior em meio a pandemia. Aproveite e veja a possibilidade de instalar um bicicletário em sua empresa.

9. Invista em gestão

Também é necessário melhorar a gestão (Pessoas, Vendas e Marketing) para que a empresa se fortaleça no mercado e tenha bons resultados.

Gestão de Pessoas: Ter bons aliados ao seu lado é imprescindível para levar adiante a sua mensagem. Portanto invista forte em treinamentos e capacitações para melhorar as competências da sua equipe e assim encantar mais clientes.

Gestão de Vendas: Pesquise o seu mercado de atuação, verifique os preços praticados para que seja competitivo. Mas lembre-se! Quem só compra por descontos, pode comprar de qualquer um. Qual é o valor que sua marca agrega à vida das outras pessoas. Tenha isso em mente na hora da venda.

Gestão de Marketing: Não invista em marketing se não existir propósito. O marketing é uma ferramenta para levar às demais pessoas o seu significado no mundo. Planeje bem sua proposta de valor ao mundo e aí sim, comunique, compartilhe e seja feliz.

Não pare nunca!

Tenha mais que uma empresa, tenha uma potência sustentável. Continue praticando essas dicas na sua vida e negócios. Depois conta para a gente o que achou. Se precisar de um empurrãozinho na hora de organizar a sua empresa, conta comigo!

Eu posso te ajudar a ter um negócio sustentável.


Por: Raquel Santhos

Gestora de Econegócios – Gestão Comercial pela Universidade Presbeteriana Mackenzie. Pós-graduanda em Gestão Sustentável e Meio Ambiente pela PUC Paraná; Master Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching; Sustentabilidade e Empreendedorismo pelo Bradesco; Marketing Digital para Empreendedores pelo Sebrae.

Fone: 51 995314278/ Instagram
@guriasustentavel

Email: guriasustentavel@gmail.com


Clique aqui e adquira já a edição 235 da Revista PetCenter/Groom Brasil e veja todas as reportagens na íntegra!