Qual A importância e como usar o CRM em distribuidoras?
Conheça o que é e quais os benefícios do CRM em distribuidoras
O CRM (Customer Relationship Management – Gerenciamento do Relacionamento com o Consumidor) é uma importante ferramenta aliada à produtividade e eficiência na gestão do relacionamento entre o cliente e a empresa.
É aplicado tanto para negócios B2B (empresas com empresas) como em empresas B2C (negócios com clientes finais).
Como funciona?
Em uma plataforma específica, são incluídos todos os dados do cliente e as atividades a ele relacionadas, por exemplo programação de futuras atividades, e-mails e orçamentos enviados, histórico de compras, negociações, ligações, reclamações e todas as informações desse relacionamento, incluindo dados de contato etc.
Existem algumas opções do CRM local que é mantido no servidor da empresa, ou em um aplicativo online (chamado de cloud computing).
Qual a vantagem?
A centralização de todas as informações em uma única plataforma permite que a equipe comercial possa sempre estar atualizada em relação a tudo o que acontece com os clientes, com acesso em tempo real, aumentando a efetividade das vendas e minimizando retrabalho, erros e problemas de comunicação. Além disso, o fato de trabalhar com uma plataforma segura com controle de acesso, coloca a empresa de acordo com as regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).
Dependendo do software de CRM, é possível fazer a integração dos processos com outros departamentos, como financeiro, almoxarifado etc.
Definição do CRM
Antes de escolher qual CRM irá contratar, é importante que os processos internos estejam bem definidos e acordados entre as equipes.
Esse é um projeto colaborativo que requer a integração de todos os departamentos.
O mais indicado é que todos os colaboradores que atuam nos processos operacionais, sejam envolvidos e possam colaborar de acordo com as necessidades reais da operação.
Uma vez definidos os processos e alinhada a equipe, o próximo passo é realizar uma pesquisa de mercado para equilibrar valores de investimentos, expectativas e realidade.
Sempre faça uma pesquisa de satisfação entre os clientes atuais do fornecedor que pretende contratar e não custa nada pesquisá-los em ferramentas de pesquisa e busca, tais como Google e Reclame Aqui.
Implantação
Nomeie um gestor para o projeto de implantação, manutenção e monitoramento;
Monte cronograma de ações com prazos e tarefas definidas de acordo com o processo comercial aprovado;
Apresente o projeto para as equipes, informando os objetivos, fases de implantação e benefícios que serão gerados;
Treine os colaboradores, identifique e acompanhe de perto aqueles que apresentarem mais dificuldades.
Importante: o maior desafio da implantação do CRM está em convencer todos os envolvidos que essa tecnologia é uma aliada dos colaboradores: é uma mudança de cultura.
Alguns sinais de que sua empresa precisa de um CRM:
– Informações de clientes/distribuidores descentralizadas;
– Dificuldades no gerenciamento de prazos;
– Notável perda de oportunidades em vendas;
– Equipe de vendas estagnada;
– Coleta de informações executadas manualmente para elaboração de relatórios;
– Anotações em cadernos pessoais;
– Demora no acesso a informações;
– Falhas no processo de vendas;
– Atraso nos prazos (de contato, orçamento, entrega).
Desejo sucesso e aumento de vendas para todos.
Por:
THAÍS BRAIT – Especialista em Planejamento Estratégico, Gestão de Mídias Sociais, Treinamentos de Marketing Digital e Marca Pessoal. Publicitária com MBA em Marketing & Negócios Internacionais e MBA Gestão de Negócios e sua grande paixão é arquitetar conexões entre pessoas – H2H. Atua como voluntária do CISV no comitê local de líderes e nacional para Relações Institucionais
(www.cisv.org.br).