sexta-feira, março 29, 2024
Administração

Quais os ingredientes para a receita de sucesso do empreendedor?

Atuo no ramo pet desde 2009 e sempre sonhei em ter um pet shop, pois buscava oferecer a mesma qualidade de atendimento que esperava como consumidora. Observadora e com alto senso crítico, eu admirava as boas ações empresariais por aí e via as falhas como uma oportunidade de fazer melhor.
O momento que nosso país vive é de crise e alguns problemas surgem, como inadimplência e pessoas que estão deixando de levar seus cães em banho e tosa com mais frequência ou mudando marcas de rações para outras mais baratas. Mas a verdade é que esse mercado instável faz com que as pessoas optem por filhos pets em vez de filhos humanos. A previsão do IBGE é de que, a cada 100 famílias brasileiras, 62 terão cães em 2017. E o número sobe para 71 em 2020.
Com o aumento da oferta de produtos pet, por que será que alguns pets shops tiveram queda de faturamento? Para mim, a resposta é a gestão. O brasileiro possui acentuado perfil empreendedor, mas, infelizmente, pouco preparo empresarial.
Ser empresário não é somente ter uma empresa, é preciso preparo, estudo, atualização e disciplina para crescer de maneira sustentável. Eu sou uma colecionadora de erros e acertos e aprendi muitas coisas desde que me tornei empresária.
Tudo começou a melhorar quando eu comecei a me planejar. O planejamento nos mostra o caminho que devemos seguir, por isso ele é importante para abrirmos uma empresa ou investirmos em melhorias. Toda empresa precisa ter o seu planejamento estratégico baseado no alinhamento empresarial, missão, visão e valores, bem como o monitoramento do mercado juntamente com uma equipe alinhada e focada neste propósito. O empresário precisa entender do seu negócio.
Já experimentou fazer um curso sobre liderança e gestão de pessoas? Como empresário, você deve ser o cérebro do seu negócio, mas a sua equipe é o coração. Manter uma equipe motivada não é fácil, mas também não é impossível. Entre na sua empresa e olhe para ela como seu cliente. Procure cursos de gestão empresarial, nunca perca oportunidade de assistir a uma palestra e busque desenvolver suas habilidades empreendedoras.
Estar sempre atento às necessidades do cliente é uma oportunidade de fazer diferente. Uma empresa não sobrevive sem clientes. Você já pensou em como trata o seu? Se você fosse o seu cliente, compraria o seu serviço? Você faz pesquisas de satisfação ou pós-venda? Responder a essas questões é um excelente caminho para fidelizar os clientes. Não os perca e adote medidas para atrair novos consumidores. Invista em novas ações de comunicação e tenha sempre em mente que os clientes mudam, os cães ficam idosos e morrem, por isso, ter uma porta aberta sem nenhuma nova iniciativa pode te levar à falência. Pesquise de onde vêm seus clientes para saber qual ação de marketing te deu mais retorno.
Em resumo, para obter sucesso em uma empresa, é preciso preparo. É como preparar uma receita e precisamos saber qual ingrediente certo devemos usar no momento certo: o nome disso é planejamento. Ser empresário não é ter um papel registrado, é assumir o seu papel no dia a dia frente ao seu negócio e em busca de resultados.

NATÁLIA ESPINOSA 
Groomer internacional e proprietária da Uau Escola de Estética Animal, localizada em Sorocaba/ SP

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