terça-feira, abril 16, 2024
Administração

PET SHOP EM TEMPOS DIFÍCEIS: APRENDA A GERIR MELHOR SUA EMPRESA PET DURANTE A CRISE

No mercado pet não é diferente: a palavra crise domina as conversas entre empresários dos mais diversos setores. Mas, em vez de deixar o pessimismo tomar conta, o melhor é partir para o ataque e colocar em prática medidas que possam tornar mais eficiente a gestão da sua empresa pet e ajudar a superar esse período de baixa em todos os índices econômicos do país.

 

PASSOS PARA GERIR BEM O SEU NEGÓCIO

 

1. Converse com seu contador

 

Ele poderá orientá-lo sobre a melhor forma de tributação para pagamento de impostos e, em alguns casos, até gerar economia para o negócio, mas isso não significa sonegação e sim planejamento tributário. Sua empresa deve estar enquadrada no regime de tributação mais adequado ao perfil de negócio. O regime tributário da sua empresa em épocas de “vacas gordas” pode ser diferente do regime em época de “vacas magras”, na qual o lucro é menor. Seu contador é a pessoa ideal para analisar todas as variáveis envolvidas.

 

2. Fique atento
 

Hoje é essencial para o empresário observar todas as áreas da empresa e não se preocupar apenas em vender. Ele deve também buscar bons fornecedores que lhe entreguem a mercadoria no prazo, com um preço bem acessível e não comprar mais do que o necessário, assim evitando um estoque muito alto. É importante que o empreendedor entenda as necessidades específicas dos clientes e verifique sempre se os produtos estão tendo rotatividade em seu estoque. 

 

3. Saiba para onde vai seu dinheiro

 

Outro ponto essencial neste momento é o cuidado em relação ao uso do dinheiro em todas as áreas da empresa. É necessário estar atento a todos os passos que a empresa dá, desde economias simples com água, luz e telefone, até entender se você não está pagando para trabalhar. É importante verificar os custos de compra para entender se eles não estão maiores que o preço da venda. Você já parou, por exemplo, para analisar se a sua operadora de telefonia é realmente a melhor para sua empresa ou você está com ela por comodismo? Pode ser interessante chamar os fornecedores de telefonia para verificar se existem novos planos que ofereçam condições mais adequadas ao perfil de uso da empresa e até mesmo preços inferiores. 

Também é importante ter um controle de gastos efetuados e gerenciar cada um, assim você saberá para onde vai o dinheiro. Você emite relatórios diários contendo todas as informações gerenciais de sua empresa para saber como está a saúde financeira dela? Para visualizar todos esses dados de forma constante, uma boa solução é ter uma ferramenta de gestão empresarial. Isso porque, neste novo Brasil, é preciso que você controle cada ponto do seu negócio, sempre. Não dá mais para verificar uma vez por mês como está a situação. É necessário acompanhar diariamente os números e fazer os ajustes necessários o mais rápido possível para que a empresa continue sustentável.