quinta-feira, abril 18, 2024
Administração

Movimento gera movimento

Na Pet Center 196, perguntamos aos nossos leitores “Dessas práticas, qual é a mais importante para alcançar resultados sustentáveis no pet shop?” A maioria respondeu que cuidar com atenção do cliente é a melhor opção. Confira no texto a seguir orientações para treinar sua equipe e aumentar o volume de vendas. 

No que diz respeito aos negócios, o mantra do título é mais do que verdadeiro. Quem quer que algo de bom aconteça no seu negócio, tem que se movimentar. Cuidar da direção, da velocidade e fazer cada movimento com muita disciplina aumenta, e muito, as chances de sucesso dos seus movimentos no pet shop. Com todos esses anos trabalhando no varejo, percebi que alguns movimentos são muito importantes para quem quer ter resultados sustentáveis, isto é, vender com mais margem, vender hoje, amanhã, depois de amanhã… 

A seguir estão alguns deles:

DEFINIR A CARA DA SUA DA EQUIPE: Convém deixar muito claro qual o perfil ideal de profissional para o seu negócio. Quanto mais claro, melhor vai ser o processo de seleção e, depois, de acompanhamento. Colocar as pessoas certas no lugar correto ajuda muito na busca pelos melhores resultados.

CONTRATE BEM: Contrate quem queira trabalhar com você e não quem está apenas procurando um emprego. Essa pessoa já admira a sua marca por algum motivo, logo você não precisa convencê-la de que o que você vende e faz é muito bom, ela já sabe disso.

Lembre-se, sempre, contrate muito bem: É preciso ser muito exigente e criterioso nesse movimento. O perfil definido deve ser um guia, mas é muito importante que a ansiedade e a necessidade não façam com que você escolha o menos ruim. O profissional contratado deve melhorar algo nos resultados do pet shop, fazer alguma diferença, senão, por que contratá-lo? Não coloque qualquer um para dentro, pois se a pessoa não for boa, vai atrapalhar o ambiente, o clima e os resultados.

TREINE MUITO: Cada pessoa contratada deve ser muito bem treinada para que possa fazer o seu papel da forma que o negócio requer para melhorar os resultados. Neste movimento é importante não se deixar levar pela pressa. Quanto mais capacitado antes de começar a atender o cliente e fazer os serviços, mais confiança ele terá. Dessa forma, você aumenta as chances desse profissional se engajar mais rápido e gerar resultados mais consistentes. Aqui vale uma máxima: Antes de colocar o novo profissional para dentro da empresa, coloque a empresa dentro do novo profissional. Isso quer dizer que antes de começar a trabalhar, atender e fazer os serviços, além de bem capacitado, ele precisar estar com a cultura do seu negócio na cabeça e no coração. Entender o que a empresa valoriza e o porquê.  Quanto mais o novo profissional absorver da cultura da empresa e abraça-la, maior o seu engajamento com o seu negócio.

TRATE-O MUITO BEM: Quando colocar o profissional para dentro da empresa e, enquanto ele estiver como parte de sua equipe, trate-o sempre muito bem. Quando tratamos alguém com respeito e justiça, essa pessoa nos dá o melhor de si, nos dá sua atenção, suas ideias e seu máximo esforço. Seja exigente, sem deixar de ser gente. Comunique-se de forma estimulante, sempre elogiando os comportamentos que merecem e precisam ser elogiados, dando direção e orientação em relação aos comportamentos que precisam ser melhorados.

REMUNERE BEM: Remunerar bem faz com que o profissional deixe de ter uma preocupação diária, a questão financeira. Assim, ele consegue se concentrar em atender bem, trabalhar, fazer melhor e investir no relacionamento com os clientes, aumentando as oportunidades de vendas, margem e reputação do seu negócio. Será que não é melhor ter menos funcionários em seu pet shop, sendo estes muito bons e com salários melhores, do que ter muitos mais ou menos, remunerar mal e ainda cobrar muito deles?

ATIVE MOVIMENTOS PARA O BEM: Estimule seus profissionais a cuidar de sua saúde. Quanto mais saudáveis forem, mais energia terão na vida e no trabalho. Ajude-os nessa busca por um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Quanto mais equilíbrio conseguirem, mais realizados se sentirão, o que traz ótimas consequências para o ambiente da empresa e também para os resultados. 

ESTIMULE A PRODUTIVIDADE: Somos um país que pode produzir muito mais. Muitos negócios poderiam estar bem melhor se fossem mais produtivos. Há muita interrupções desnecessárias. Veja o que pode ajudar a sua equipe a se concentrar mais no trabalho. Há muita interrupção com excesso de mensagens via aplicativos, como WhatsApp, por exemplo? Quais outros fatores tiram o pensamento da equipe do cliente e sua experiência com seus serviços? Investigue-os, analise-os e torne sua loja mais produtiva.

ESTIMULE A DEFINIÇÃO DE CAUSAS: Ajude cada um da sua equipe a encontrar a sua causa de ir trabalhar todos os dias, mesmo naqueles dias mais difíceis e, ainda assim, fazer isso feliz. O que pode ajudar é quando o seu profissional encontra a causa dele, ou seja, o motivo pelo qual ele vai trabalhar feliz todos os dias no seu negócio, conseguindo assim se conectar ao trabalho. Dessa forma, o trabalhar com você passa a ter um significado muito maior do que servir, vender e bater metas. Isso é visto muito mais como algo do ponto de vista da empresa.  Mas, ao conectar a causa dele ao seu negócio, ele dá um significado pessoal ao trabalho. “Vou trabalhar neste pet shop todos os dias, pois estou terminando de pagar as prestações da minha casa própria e faço isso com o dinheiro que ganho aqui.”  Esse motivo é dele, pessoal, e por isso esse profissional não precisa da motivação de nenhum chefe, ele já tem a dele, o que precisa é que o chefe não o desmotive.

CUIDE DA ALMA DO SEU NEGÓCIO: Ambiente estimulante e equilibrado faz com que o seu negócio tenha profissionais mais felizes, mais produtivos e queiram trabalhar com você por mais tempo. É o que chamo de C.U.R.A. empresarial.  C.U.R.A. é ter em sua empresa uma Cultura Única de Respeito e Aprendizado.

DÊ ATENÇÃO AO SEU CLIENTE: Venda o que ele quer, precisa e pode pagar. Vender é relacionamento, que é confiança. Quando vendemos o que é o melhor para o cliente, mostramos que estamos cuidando com atenção dele e fazemos por merecer a sua atenção por mais tempo. 

FRED ALECRIM 

Escritor, consultor e palestrante. É autor do blog UAUgomais, premiado pelo Top Blog como melhor blog de empreendedorismo do Brasil, e de livros sobre empreendedorismo. Há mais de 10 anos, é consultor e coordena diversas missões de empresários para o exterior, entre elas para a maior feira de varejo do mundo (NRF), em Nova Iorque (EUA). www.fredalecrim.com.br