segunda-feira, maio 27, 2024
Administração

LOJAS PETS: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EMPRESARIAL

Na revista Pet Center 183, perguntamos qual a importância de ter um bom planejamento empresarial em uma loja do setor pet. A maioria acredita que um planejamento adequado ajuda a empresa pet a atingir seus objetivos em curto prazo. Confira a matéria e esclareça suas dúvidas sobre o tema.


Os Maias formaram uma das grandes sociedades que habitaram a região que corresponde hoje à Península de Iucatã, no sul do México. Eles são um grande exemplo de sociedade planejada e organizada. Não chegaram a construir um império unificado, como os Astecas e os Incas, mas formaram unidades políticas independentes.

O interessante é que, para se tornarem uma das grandes civilizações presentes até hoje nos livros de história, agiram com muito planejamento e estratégia. Para se ter ideia, já naquela época, planejaram todo o esquema político de forma que o chefe de governo de cada cidade era assessorado por um conselho e auxiliado por um conjunto de funcionários públicos, responsáveis pela manutenção da ordem pública, como os chefes das aldeias, os chefes militares, entre outros.

Para quem não sabe, sou mexicano e carrego comigo a história de muitas referências condizentes com o meu trabalho de coaching de empresas. O México, que tem uma forte história de sociedades bem planejadas, também tem, hoje, a segunda maior economia da América Latina, atrás apenas do Brasil, e planeja crescer ainda mais nos próximos anos. Atuo em meu país, mas também faço isso há muitos anos no Brasil, e posso afirmar, sem dúvida, que independentemente de economia mais desenvolvida ou não, de empresas maiores ou menores, a regra é a mesma: De nada adianta uma ação bem-executada sem um planejamento estratégico bem-feito, e vice-versa.

 

PLANEJAR PARA SER BEM SUCEDIDO

 

O fato é que ação e planejamento devem andar lado a lado para garantir o sucesso de uma empresa. Agir de maneira correta e elaborar projetos são quase pré-requisitos das grandes corporações bem-sucedidas. Michael Porter, professor em Harvard e um dos principais especialistas em estratégia do mundo, fala que, no contexto empresarial, o planejamento, ou pensamento estratégico, é um processo contínuo de criação, implementação e avaliação de decisões que orientam e permitem a uma organização atingir seus objetivos.

Várias empresas acabam fechando as portas no primeiro ano de vida. Os empresários costumam se justificar, dizendo que a economia está ruim e a taxa de inflação alta. Isso pode até acontecer, mas o principal motivo é, na verdade, falta de planejamento. Muitos gestores não entendem que o processo de planejamento dentro das organizações é tão importante quanto o processo produtivo. Alguns casos de sucesso no Brasil mostram claramente isso. Por exemplo, uma fabricante de calçados que precisava fortalecer e fazer crescer sua marca de chinelos. A concorrência sempre foi difícil. Eles precisaram de um planejamento estratégico de muita qualidade. Traçaram os desafios do marketing, fizeram as análises necessárias e planejaram toda uma ação de promoção da marca, com objetivos traçados e resultados mensurados periodicamente. Desta forma, não só conseguiram ser a maior marca de chinelos do Brasil, mas alcançar os objetivos planejados e se firmar no mercado.

Não é tão difícil! O ponto de partida para todo e qualquer plano estratégico empresarial é traçar objetivos. Ter a missão, a visão e os valores e, principalmente, o propósito da empresa bem definidos é essencial. Afinal, é necessário saber onde você pretende chegar com o seu empreendimento.

 

CONHEÇA BEM O MERCADO EM QUE ESTÁ INSERIDO

 

Realizar um diagnóstico completo do mercado também é muito importante. É preciso identificar como a sua empresa poderá sofrer impactos do ambiente externo, seja por ameaças ou mesmo por oportunidades, no presente e no futuro. Não podemos nos esquecer de descobrir todos os pontos fortes e fracos da própria empresa e realizar um bom diagnóstico interno. Só assim, será possível traçar um plano de ação, implementá-lo e monitorar cada passo dele até alcançar os objetivos. Afinal, não adianta apenas planejar. O sucesso envolve dedicação, monitoramento e análise diária dos resultados.