sábado, abril 20, 2024
Administração

Canais para divulgar seu pet shop

É fato que as redes sociais revolucionaram a internet e a nossa forma de nos comunicarmos, mas você sabia que além de garantir interatividade instantânea, elas também podem ser nossas maiores aliadas na hora de divulgar ou vender um produto dentro do mercado pet?

O custo para a divulgação de um serviço nos veículos de comunicação tradicionais, como televisão, rádio e jornal, é bem alto. As plataformas digitais, porém, geram conteúdos atrativos e relevantes que repercutem de maneira muito mais veloz, capazes de alcançar o mundo todo e aumentar o faturamento de uma marca em cliques de segundos. De acordo com uma pesquisa realizada em 2014 pela Strategy Analytics, até 2019 36% da população mundial deverá estar conectada às redes sociais. Neste artigo vamos ajudá-lo a explorar os quatro canais virtuais mais utilizados pelo nosso público-alvo, os tutores de pet. São eles: Facebook, WhatsApp, e-mail marketing e site. Aprenda a utilizar cada um deles e as formas de explorar essas ferramentas.

FACEBOOK

O relacionamento entre marca e consumidor dentro do Facebook é muito sério. Para fazer com que o casamento entre essas duas vertentes funcione é recomendado, primeiramente, que exista um setor exclusivo para cuidar de tudo que será publicado. O gerenciamento de redes sociais precisa ser feito por profissionais qualificados como jornalistas, publicitários, relações-públicas ou especialistas em marketing digital.

É importante que o perfil esteja sempre atualizado. Coloque o máximo de informações que puder; nome da empresa, endereço e contatos. Mostre na rede o que o seu pet shop faz. Os clientes vão conhecer não apenas o seu negócio, mas também o seu papel como profissional, assim você conseguirá transmitir também seus valores.

Tenha em mente que essa é sua porta de entrada para clientes novos e seu principal canal de acesso para contato. Dessa forma, esteja sempre disponível para receber elogios, críticas, orçamentos etc. Procure saber também o que as pessoas estão falando a respeito da sua marca e também das concorrentes.As redes sociais sempre expõem temas polêmicos, fique longe desse tipo de repercussão. Uma simples postagem pode acabar com a história da sua marca. Tenha muito cuidado. Procure sempre resolver o problema do cliente da melhor maneira possível. Bater boca com seguidores é praticamente assinar um contrato de falência.

Chame atenção de forma positiva, atraia os olhares dos seus seguidores, crie campanhas criativas, textos que gerem empatia do público, afinal estamos lidando com artigos para donos de animais de estimação. Mostre em primeira mão as novidades que os clientes gostariam de conhecer, como funciona a rotina do pet shop, deixe que eles participem das discussões. Ofereça promoções ou prêmios que integrem vídeos de tutores com seus pets, promova sorteios que impulsionem seu negócio como serviços de banho e tosa, tente fazer isso com regularidade. Aumente a audiência da sua rede de contatos, assim você cria fidelidade e ganha visibilidade.

WHATSAPP

Essa ferramenta de mensagens comporta vários sistemas operacionais, como Android, iPhone (iOS), Blackberry e Windows Phone, e permite uma conexão de 24 horas por dia com seu cliente  em 2016 ela atingiu a marca de um bilhão de usuários. Com ela conseguimos enviar vídeos, textos, imagens e áudios instantaneamente. Várias marcas já estão utilizando o WhatsApp como canal direto de divulgação. Além disso, é muito mais cômodo do que realizar uma ligação, por exemplo, o que tem gerado ótimos resultados.

É preciso ser criterioso ao utilizar esse canal. É necessário dosar o número de mensagens enviadas ao consumidor para não parecer invasivo demais. O aplicativo é a maneira mais fácil, rápida e barata de nos colocar à disposição desse cliente. Estar acessível significa tirar dúvidas e orientar sobre o que vendemos, seja um produto ou serviço.

Convém criar uma base de contatos antes de vender, portanto, divulgue o número da sua empresa no maior número de redes sociais que conseguir. É indicado que exista um número de WhatsApp para cada setor da loja, caso o volume de atendimentos, produtos e serviços seja grande.Trabalhar com a sensibilidade é o grande X da questão no mercado pet. Afinal, quando o bichinho de estimação da família está doente, os donos ficam bastante abalados. Lembre-se que esse vínculo requer grande respeito e atenção durante o atendimento.

Manter os donos dos animais cientes dos serviços que estão sendo realizados faz com que seu pet shop transmita confiança em sua marca. Esse contato mais íntimo, mantendo, claro, uma linha tênue com o profissionalismo faz toda a diferença.

 E-MAIL MARKETING

A dica mais importante é: não envie e-mails sem que as pessoas permitam. Ninguém gosta da caixa de entrada abarrotada de mensagens indesejadas ou desinteressantes. Para isso, é importantíssimo que, antes de qualquer coisa, você crie um arquivo com endereços do seu público-alvo. Use o Facebook para encontrá-los.

Escolha o momento certo: os melhores dias e horários para enviar campanhas normalmente são no meio da semana, durante o horário de trabalho. Nos finais de semana ou à noite, a chance do seu e-mail ser confundido com spam é muito grande, já que esses são os horários de pico das mensagens indesejadas.

Crie informativos e ações, permita que o cliente faça uma consulta preventiva do animal de estimação, ofereça desconto ou cupom especial, para que o leitor faça mais do que apenas ler sua mensagem. Isso aumentará o número da fidelidade de vendas e o vínculo com seu público.

SITE

O site do seu negócio precisa ser funcional e otimizado. Todas as informações precisam estar atualizadas e disponibilizadas de forma clara e dinâmica. De nada adianta ter um cartão de visitas se ele não for útil.

Gere conteúdos que façam com que seu site esteja sempre em primeiro lugar nos buscadores, lembre-se de incluir o maior volume possível de assuntos que façam parte do seu segmento. Crie estratégias de marketing que despertem curiosidade e o interesse no seu público potencial. Lembre-se de produzir matérias e artigos com especialistas em saúde animal; como médicos veterinários, laboratórios, tosadores, entre outros. Essa estratégia gerará confiança e fará com que mais e mais pessoas conheçam o seu negócio e comprem seus serviços e produtos nas plataformas.

Anotou todas as dicas? Pronto, agora seu pet shop está preparado para dominar o universo digital.

AMES KOJI
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