sexta-feira, abril 19, 2024
Administração

7 formas de manter o espírito de equipe vivo

Foto: scyther5/iStockphoto.com

Capacite a equipe interna e externa para que sejam coesos e alinhados ao propósito da empresa

No passado, eram poucos os animais que desfrutavam do nosso convívio e raros eram os que tinham liberdade de conviver dentro de nossas casas. Mas, evoluímos emocionalmente e entendemos que o amor é o mesmo independente se for entre pessoas ou animais. E é esse amor que o seu cliente, tutor de pet, precisa encontrar nas empresas e profissionais desse segmento. É preciso compreender esta relação e oferecer produtos e serviços de excelência para estes seres que fazem parte da vida e rotina de seus donos. Mas como transformar o negócio em uma proposta comercial que atenda esta relação tão especial que é o amor entre pet e tutor?

 É preciso compreender qual papel você quer exercer no mercado pet. Ser um fornecedor de produtos? Serviços? Qual nível atender? Qual público? Estas e muitas outras perguntas são importantes para definir quem é você no mercado e compreender quais serão as pessoas que farão parte de sua equipe. O ideal é buscar pessoas que entendam o mundo pet e tenham amor pelo que fazem, pois não há treinamento que ofereça delicadeza, cuidado e a compreensão sobre o trato com os pets, o que sentem ao serem manipulados, que cuidados inspiram, etc.

Nessa pandemia, os tutores ficaram mais próximos aos seus bichinhos de estimação, com isso, os profissionais tiveram que buscar novas propostas e oportunidades nos segmentos que atuam. Ou seja, os profissionais tiveram o encargo de se atualizarem para oferecer soluções neste momento que enfrentamos, oferecendo aos clientes o que melhor atende as necessidades de forma remota. A mesma qualidade de atendimento físico dentro de sua empresa, deverá ser realizada no atendimento externo e interno mantendo a eficiência na entrega de seus produtos. Assim, caso tenha um negócio de múltiplos serviços, organize de forma separada as necessidades de cada setor e busque as novidades e treinamentos específicos para cada um deles. Assim, poderá treinar sua equipe separadamente e de forma organizada. Destacando os melhores profissionais.

O mundo pet possui grandes empresas focadas na melhoria da saúde e bem-estar dos nossos bichinhos. Pela grande quantidade de ofertas e serviços é importante ter pessoas envolvidas nestes processos que tenham interesse em buscar sempre o melhor para seu público.

Por isto é importante a capacitação da equipe interna ou externa para que sejam coesos e alinhados ao propósito da empresa e seu conceito junto aos seus clientes. Vamos à algumas dicas:

  1. Treinamento da equipe

Treine a equipe nos atendimentos internos e externos para melhor compreensão da qualidade dos produtos. Explique o conceito da empresa e mostre o direcionamento e metas a serem alcanças.

2. Incentive sua equipe

Dê incentivos aos que conseguirem obter o resultado e insira treinamentos e benefícios para que eles sintam que fazem parte do projeto. Premie quem oferece ideias ou soluções para sua empresa e dê a esta pessoa o reconhecimento pela ideia.

3. Crie padrões

Crie um padrão de qualidade que o faça ser reconhecido pelos serviços prestados e diferenciados dentro da realidade da empresa e sua área de atuação. Crie também uma agenda de atenção e cuidados, mantendo esta agenda atualizada e ativa junto a toda sua equipe.

4. Apoie parceiros

Ofereça encontros presenciais e on-line para atualização de informes e dê apoio aos parceiros que trabalham remotamente. Trate todos com a mesma referência, não importa seu cargo ou função, pois todos são importantes dentro da engrenagem de funcionamento de crescimento de sua marca/empresa no mercado. 

5. Imagem da marca

Mantenha a equipe equipada e uniformizada interna e externamente mostrando a qualidade de sua empresa e a preocupação com os detalhes de higiene e padrão nos atendimentos.

6. Relação de reconhecimento

Construa uma relação de reconhecimento por dedicação e crescimento profissional dentro da empresa, pois valerá a pena ter ao seu lado pessoas e profissionais que representem sua marca e conceito no mercado mantendo seu planejamento ativo e em forte crescimento dentro de seu planejamento estratégico.

7. Perfil do segmento pet

Amor, cuidado, atenção e dedicação são as principais características dos colaboradores que devem fazer parte e representar sua empresa. Os pets agradecem!


Colaboradora:

Conceiyção Montserrat

Há mais de 25 anos atuando no mercado nacional e internacional desenvolvendo trabalhos nas áreas de gestão de projetos, é CEO da Montserrat Consultoria, empresa especializada em gestão e desenvolvimento de negócios.



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