5 SEGREDOS QUE TE AJUDARÃO A TER UM PET SHOP DE SUCESSO

Na revista Pet Center 186, perguntamos aos nossos leitores ‘O que é mais importante para o sucesso do novo empreendedor do setor pet?’ A maioria acredita que começar com pequenos investimentos é a melhor opção. Confira no texto a seguir quais são as orientações para o sucesso do empreendedor no mercado, o dono de pet shop, clínica veterinária ou banho e tosa.  

 

Em um mundo onde o sucesso é o significado mais real e representativo do conceito de sustentabilidade de uma empresa, buscar caminhos para encontrá-lo é o desafio quase diário daqueles que possuem um estabelecimento no ramo pet, seja uma clínica veterinária, pet shop ou banho e tosa.

Na busca por uma fórmula mágica, as pessoas acabam, como se diz, “metendo os pés pelas mãos”, e aplicam seus esforços de forma descontrolada, sem foco e sem planejamento, o que acaba tirando-as do rumo certo para o sucesso, criando pseudo-atalhos que realmente acabam por afastá-las cada vez mais de seus objetivos

Por isso vamos tentar ajudar de uma forma prática e pontual mostrando cinco dicas que podem te ajudar a dar os primeiros passos nessa busca pelo sucesso.

 

1. Em época de atenção redobrada com seu faturamento, verifique estoques, mix de produtos, veja como estão as negociações com seus fornecedores e como está o giro de cada um dos produtos que ocupam seu caro espaço de prateleira, afinal o seu metro quadrado é caro e suas margens precisam ser muito bem definidas.

 

2. Faça pesquisas de satisfação com seus clientes, estreite sua relação com eles em todos os meios possíveis. Perguntem, questionem, mas principalmente ouçam o que seu cliente tem a dizer, afinal ele é a razão da existência de seu negócio!

 

3. Verifique como o seu negócio está em termos de documentação, tributos, certificações, legislações novas, requisições e documentos. Faça um checklist de tudo que precisa ser ajustado, pago, renovado ou atualizado para que seu caminho rumo ao sucesso não seja interrompido ou atrapalhado por multas e fiscalizações.

 

4. Estabeleça uma estratégia de comunicação e promoção de seu negócio no ambiente real e virtual, pois o sucesso só surge para quem de alguma forma consegue se conectar com o seu público e com o seu mercado.

 

5. Treine exaustivamente sua equipe inteira em gestão de relacionamento emocional com sua clientela, pois a grande totalidade dos clientes que abandonam uma empresa o fazem por falhas justamente no atendimento.

E finalizando, lembre-se: o único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário, ou seja, mãos à obra! 

Sergio Lobato 
Palestrante e consultor de marketing aplicado ao mercado pet. | sergiolobato.blogspot.com.br | sergiorslvet@hotmail.com