Granvita aposta em agente de IA e amplia atendimentos em 150% com contato inteligente via WhatsApp
Solução foi desenvolvida pela Blip e gerou uma economia de 84% no custo médio por tíquete de atendimento

Para melhorar a experiência de atendimento ao cliente e oferecer um suporte digital mais eficiente, a Granvita, empresa produtora de rações e snacks para pets e que assina os alimentos Quatree, firmou parceria com a Blip, principal plataforma de inteligência conversacional do mercado. Com uma solução de agente autônomo com Inteligência Artificial, em menos de 2 meses a companhia conseguiu aumentar em 150% o número de atendimentos pelo WhatsApp, passando de uma média de 800 a 900, para 2 mil por mês.
Além disso, o contato inteligente oficial da empresa foi desenvolvido pela Blip e conta com um mascote, o Caramelo, que gerou uma economia de 84% no custo médio por tíquete de atendimento, 64% de redução no transbordo para atendimento humano e 40,9% de resolutividade nas respostas enviadas. “O Caramelo realiza cadastros, vendas, trocas, indica a loja parceira mais próxima e até recebe currículos. Tudo de forma personalizada e com a nossa identidade, que inclui boas-vindas com “Au! Au!” e despedidas com “lambeijos”, conta Sara Rodrigues, analista de SAC na Granvita.
“No primeiro trimestre de 2024 oferecemos a solução na versão beta para a Granvita testar e foi um sucesso. Nela, a IA assume a conversa com o cliente final, diminuindo a necessidade de envolvimento humano no atendimento. O AI Agent usa Inteligência Artificial Generativa para potencializar a relação com o usuário ao otimizar o tempo de atendimento com respostas instantâneas e fidelizar consumidores com uma experiência cada vez mais personalizada”, explica Yolanda Castro, Diretora de Produtos na Blip. De acordo com ela, outro benefício é que a IA não só interpreta como gera novas respostas personalizadas, seguindo o tom de voz da marca.
Mudanças na prática
“A integração da ferramenta foi extremamente enriquecedora para a nossa empresa. Nos proporcionou a capacidade de oferecer um atendimento mais direcionado, assim conseguimos atender mais clientes, melhorando a satisfação e a experiência deles com nossos serviços”, afirma Sara.
A especialista comenta que antes da implantação, a Granvita utilizava um chatbot para auxiliar em dúvidas de tutores, comerciantes e veterinários, mas o FAQ (perguntas respondidas frequentemente, em português) era extenso e o usuário tinha dificuldade para encontrar a opção correspondente à sua pergunta. “A combinação da IA Generativa com o BLU (Blip Language Understanding) no Contato Inteligente permite uma interpretação mais poderosa das solicitações e perguntas do comprador, mesmo aquelas que não estão previstas na FAQ.”, pontua Yolanda.
Para Sara, outro ponto crítico era o alto volume de tíquetes abertos fora do horário comercial. Com a nova ferramenta, o atendimento passou a ser instantâneo, com disponibilidade 24 horas nos 7 dias da semana. “A solução já consegue responder de forma bastante customizada e aderente ao perfil do cliente, em alguns casos até mais do que um atendente humano faria”, analisa Sara.
“Com a atuação do AI Agent, o time pode se dedicar a casos específicos de atendimento de forma mais estratégica. A IA armazena as informações na nossa base e disponibiliza um resumo do histórico daquele cliente, o que dispensa a necessidade de buscar o contexto e otimiza o trabalho dos nossos atendentes quando há o transbordo”, conclui Sara.
Sobre a Blip
A Blip é a principal plataforma de inteligência conversacional que conecta marcas e consumidores em aplicativos sociais, como WhatsApp, Instagram, Messenger, RCS e Apple. Em 2022, a Blip adquiriu a STILINGUE, plataforma que utiliza inteligência artificial para o monitoramento de conversas em canais digitais e, em 2023, a GUS, empresa mexicana do setor conversacional, reforçando a estratégia global da empresa.
Além do Brasil, a Blip está presente em mais de 32 países e conta com escritórios na Cidade do México, no México, e em Madri, na Espanha. A marca tem ajudado cerca de 4 mil empresas como Dell, GM, Itaú Unibanco, Stellantis, Claro e outras a vender, engajar e se relacionar com os consumidores em canais digitais utilizando Contatos Inteligentes. A Blip já recebeu aportes, Séries A e B, de mais de US$170 milhões da Warburg Pincus. Em novembro de 2024, a Blip anunciou sua Série C no valor de US$60 milhões liderada pelo SoftBank e com participação da Microsoft.