quarta-feira, abril 24, 2024
Banho e Tosa

Você sabe lidar com cães ansiosos e agressivos?

No dia a dia do banho e tosa, muitas vezes nos deparamos com cães e clientes agitados e ansiosos. Não é raro o cão passar por um procedimento dentro do salão e ter esse tipo de comportamento por não estar acostumado a frequentar o local ou por ter sido educado com excesso de mimos do seu proprietário.

Para que o animal e o cliente se acostumem com os serviços e com a rotina do banho e tosa, devemos deixar tudo muito claro, desde o agendamento e a definição dos serviços a serem realizados até o uso de equipamentos de segurança. Também convém evitar que o proprietário do cão fique dentro da sala de tosa.

CUIDADOS COM OS CLIENTES E COM OS CÃES

Agendamento é muito importante, pois o cão chegará ao banho e tosa e não terá que ficar esperando, ele já irá direto para os procedimentos. Outro ponto importante é poder programar com o cliente o horário que ele retornará para buscar o seu pet.

Antes de realizar qualquer serviço, o profissional deve fazer uma análise da pelagem do pet assim que ele chega a fim de verificar se tem parasitas ou algum problema de pele e se o cão está muito embolado, e depois  escolher se a tosa ficará baixa ou alta. É nesse momento que você define se o procedimento deixará o cão agitado ou não, porque se você não informar ao tutor as reais necessidades da pelagem do animal e ele pedir um serviço diferente do aconselhável, ao tentar desembolar e desmanchar nós, dependendo do estado da pelagem, o animal pode sofrer e criar um pânico toda vez que se aproximar da porta do seu banho e tosa. 


iStock/ alexei_tm

O uso dos equipamentos de segurança, como a guia de mesa e de banheira, deve ser feito sempre na presença do profissional que irá executar o trabalho, pois é arriscado colocar uma guia no cão e deixá-lo sozinho na banheira ou na mesa. Se fizer dessa forma e o cão estiver agitado, o acidente certamente vai acontecer! Para que o clima do seu banho e tosa seja agradável, os procedimentos devem ser feitos de forma ordenada e organizada, senão os clientes e os cães sentirão um clima de desorganização e se tornarão ansiosos e desconfiados.

É bom evitar que os clientes fiquem dentro do banho e tosa durante o procedimento em seu pet porque os cães ficam agitados com a presença deles e dificultam a execução do trabalho. Procedimentos estéticos exigem confiança que deve ser conquistada desde o primeiro atendimento, explicando ao cliente todos os passos que serão realizados no banho ou na tosa do seu pet.

CÃES AGRESSIVOS

Outro detalhe muito importante a ser definido é o atendimento de cães agressivos: devemos realizá-lo ou não? Acredito que o atendimento deva ser feito em cães que aceitem a focinheira e que aceitem passar pelo procedimento utilizando essa forma de contenção. Se o cão ficar muito agitado, o meu conselho é que pare o trabalho e informe ao proprietário, agendando uma nova tentativa em um outro dia. Caso o cão repita a agressividade, não insista. 

A melhor solução para evitar que os clientes e cães se tornem ansiosos e agitados é fechar pacotes, porque com esse programa de fidelidade o pet tem uma frequência semanal ao banho e tosa e o cliente acostuma com seus serviços e normas. Dessa maneira é criado um hábito que gera satisfação e evita problemas e desconforto nos clientes.