Informação gera negócios no setor de pet business

Categoria: Negócios

Autor(a): Ruy Morel Barbosa e Leila Bonfietti Lima | Colaborador(es): Leila Bonfietti Lima | Cidade: Campinas | 07/08/2013 - 12:24

Informação e conhecimento são premissas essenciais para ter sucesso no mundo dos negócios atualmente
Informação gera negócios Foto meramente ilustrativa: Divulgação

Informação gera negócios Foto meramente ilustrativa: Divulgação

Os pontos positivos de estar sempre bem informado vão muito além do clássico “não passar vergonha” perante os assuntos mais discutidos nas rodinhas de amigos, afinal, informação é conhecimento, e conhecimento é desenvolvimento.
Quem não quer se desenvolver pessoalmente e profissionalmente? Por isso, manter-se informado sobre o mercado no qual o seu empreendimento está inserido, nos negócios pet, no caso do leitor da Pet Center, é fundamental para o sucesso. Em um mundo no qual a velocidade das informações é extremamente rápida, a leitura e o acompanhamento de revistas, sites e outros canais segmentados são ótimas opções para se manter atualizado. Invista no seu conhecimento e não fique para trás.
O campo da informação e, consequentemente, o da comunicação é muito grande e pode ser muito vantajoso para o setor empresarial de diversas formas. O colunista da Revista Pet Center, Ruy Morel Barbosa, que é administrador de empresas, mestre em gestão estratégica e consultor empresarial, listou, especialmente para o site da revista, 5 dicas sobre a importância da informação no mundo dos negócios. Confira! 
 
O bê-á-bá das informações empresariais
Desde os primórdios da humanidade, a informação é uma fonte determinante de poder, produzindo e resultando em novos caminhos para quem a detém e, muitas vezes, excluindo quem precisa dela. Existem vários vetores a respeito das informações. Seguem cinco:
1.     Informação é poder: quem tem informação privilegiada está à frente dos parceiros e dos concorrentes. Quem tem mais informação possui mais condições de tomar melhores decisões sem depender de outras pessoas e/ou de terceiros; logo, quem tem mais informações tem mais controle e poder nos processos decisórios.
2.     Informação alavanca informação: pessoas “pobres” em informação geralmente não conseguem falar, conversar e/ou se expressar. Por outro lado, quem possui informação se expressa e recebe novas informações em troca; quem se comunica e se expressa consegue melhores retornos.
3.     Informação gera conhecimento: a base do conhecimento é a informação ou a coleta de dados. Uma pessoa ou empresa que não se mantém informada não gera informação e, consequentemente, não consegue produzir conhecimento a respeito de si própria e do mercado do qual participa. Pense nisso!
4.     Com informação ninguém perde tempo: quem possui informações toma decisões antecipadas e mais rápidas. Quanto melhor ou mais fidedignas forem as informações, mais claras serão as decisões tomadas.
5.     Informação exige responsabilidade: ao longo do tempo, as pessoas se conscientizam a respeito da importância da informação e passam a ser mais criteriosas quanto ao uso delas, evitando fofocas e comentários maldosos.
 

Ruy Morel Barbosa é administrador de empresas, mestre em gestão estratégica, consultor empresarial e sócio da Rumo Consultoria. Desenvolve projetos de gestão organizacional, logística e aquisição, serviços e atendimento a cliente, além de aplicação de treinamento. rmb@rumoconsultoria.com.br

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