sexta-feira, abril 19, 2024
Banho e Tosa

Bem-vindo ao mundo das cores e da criatividade

Novidade. Este é um dos pré-requisitos básicos para se classificar um fato como notícia, a matéria-prima do jornalismo. Explorada pelos meios de comunicação, a novidade em um acontecimento é de extrema importância para definir se este assunto vale ou não um destaque na mídia. Já entendeu onde quero chegar não? O motivo pelo qual o creative grooming ou tosa criativa aparece cada vez mais nas telinhas e páginas de revistas, jornais e sites, é porque esta modalidade é nova no Brasil, sendo muito atraente para jornalistas sempre ávidos por novidades como esta. Mas como tudo que é novo, um dia envelhece… É preciso buscar por uma outra regrinha básica da notícia para se manter na mira da imprensa: a relevância. Quanto mais relevante um fato se torna para uma comunidade, mas espaço de exibição ele terá.
No Brasil, esta modalidade ainda está engatinhando, embora muitos groomers e emreendedores de pet business já se interessem por este nicho que possui apenas uma competição no país: o Groom Brasil. “O creative grooming, fez meu trabalho aparecer muito mais, pois as pessoas gostaram muito, tiraram muitas fotos, só ouvi elogios. Meus clientes  me acompanharam antes  e depois do concurso e adoraram ver meus trabalhos nas revistas”, comenta Lucia Aranha do Hotelzinho da Zizi, São Paulo-SP, que ficou em segundo lugar no creative do Groom Brasil 2009. Para ela, a exposição na mídia a incentiva a criar cada vez mais. Outro exemplo é o do groomer Miguel Tomé, primeiro lugar no creative do Groom Brasil 2009, que após ter vencido a competição e se destacado na mídia, saindo, inclusive, na capa da revista Pet Center/Groom Brasil, é reconhecido por onde passa. Já chegou até a distribuir autógrafos para outros profissionais do ramo. “O creative grooming chama mais a atenção da mídia por causar certa polêmica, já que, como tudo na vida, uns gostam e outros não. Para a mídia, polêmica é um prato cheio para a audiência”, comenta Miguel.
Segundo Sérgio Villasanti, proprietário da República dos Cães, na Europa esta modalidade ainda é pouco divulgada, mas no Brasil já é uma febre. “O ‘Boom’ da criatividade do Brasil começou com capas diferenciadas de revistas especializadas em animais. Isto é, um chamariz nas capas destes veículos”, explica. Como os animais são tratados como filhos pela maioria dos pet lovers, o mercado de estética animal brasileiro é um dos mais rentáveis no mundo, perdendo apenas para os EUA. Motivo que indica uma crescente relevância para este nicho do mercado pet. “A mídia já está acostumada com o normal, agora é a vez do diferente”, complementa Villasanti. Além disso, o mercado da estética em pets dispõe em favor dos groomers uma grande variedade de produtos, tinturas, materiais e equipamentos de qualidade, inexistentes até pouco tempo atrás. Quem se recorda da época em que groomers tingiam cães com tinta de papel crepom? Além disso, como inspiração e aprendizado, muitos trabalhos feitos por profissionais de renome internacional como a norte-americana Angela Kumpe, presente no Pet Estética, podem servir como um belo empurrão na carreira.
A versão brasileira do Pet Fashion Week que aconteceu em abril deste ano também contribuiu, e muito, para dar maior visibilidade aos profissionais do mercado pet. Neste evento, foi mais que comprovado que nós brasileiros somos famosos e admirados mundialmente por nossa criatividade e grande potencial de crescimento. Arrisque, tente, explore, inove! O conselho está dado. Agora basta saber aproveitar o momento e as oportunidades para se aventurar no mundo da criatividade e das cores. Divirta-se!