terça-feira, abril 16, 2024
Administração

Quem precisa de pesquisa?

Algumas questões são bastante comuns nos negócios pet, como: devo ampliar meu setor de aquarismo? Oferecer serviço de banho e tosa? Mudar de ponto? Devo usar qual estratégia para promover meu pet shop? Devo investir em folders ou reformar meu letreiro?
Antes de tomar qualquer decisão, algumas dúvidas aparecem como assombrações. Algumas são mais corriqueiras, outras demandam mais tempo e raciocínio para sua solução, além dos aspectos financeiros: há casos em que o investimento é alto demais para ser arriscado com base apenas na intuição.
Questionamentos como os colocados acima podem ser resolvidos quando se tem uma noção do que o seu público-alvo espera ou de que fatores devem ser ponderados para se fazer a melhor escolha. Neste momento, além de consultas na revista Pet Center, as pesquisas podem ser muito úteis, auxiliando a:

•Conhecer o perfil do cliente: caracterização dos clientes nos aspectos quantitativos (potencial do mercado, participação da empresa no mercado, etc.) e qualitativos (estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda, etc.);

•Perceber a estratégia dos concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos;

•Dimensionar o mercado;

•Identificar um segmento do mercado mais lucrativo;

•Detectar novas tendências;

•Avaliar a performance de produtos e serviços;

•Identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços estes produtos poderão ser vendidos, entre outros pontos.

Pesquisas de mercado

Seu sonho é montar um pet shop e você encontra um bairro em que não há nenhum! O futuro empresário, neste momento, pode ter a sensação de que encontrou uma oportunidade enorme: “Como ninguém notou isto antes?”
Através de pesquisas, ele pode descobrir que outros pet shops não tiveram sucesso naquela área. Pode descobrir que aquela área é “dormitório” e que quem vive ali não possui animais de estimação… Assim como pode descobrir uma realidade totalmente diferente, em que os donos de pets estão carentes por um comércio do segmento. O fundamental é que, através da busca destas informações, ele conheceu muito mais sobre a viabilidade do negócio, além de seu palpite inicial!
Mas as pesquisas de mercado só valem a pena se, a partir de seus resultados, as decisões forem mais conscientes. Elas servem para reduzir as incertezas de uma decisão e direcionar o investidor a qual caminho escolher. As pesquisas de mercado não servem para satisfazer curiosidades pessoais ou para confirmar uma decisão já tomada.
Muitos dados necessários podem ser obtidos de forma secundária, ou seja, pesquisas e constatações previamente realizadas por entidades públicas ou privadas, como prefeituras municipais, secretarias de Estado, órgãos do Governo Federal, entidades de classe, universidades e outras fontes.

Quem precisa de pesquisa?

Quando as fontes secundárias se esgotam, mas ainda há a necessidade de se obter outras informações, a pesquisa surge como uma forma de obtenção de dados direto na fonte.
Uma pesquisa encomendada a uma empresa especializada neste serviço pode ser um investimento muito alto, de acordo com seus objetivos ou necessidades, mas sempre é possível lançar mão de alguns recursos de pesquisa para obter mais informações sobre um projeto ou mudança que se deseja implantar.
As pesquisas podem parecer distantes de nossa realidade, mas são mais comuns do que se imagina. É comum encontrarmos estabelecimentos que pesquisam a satisfação do cliente das mais variadas formas. Até a tão conhecida “caixinha de sugestões” é uma forma de tentar conhecer a opinião do público quanto ao que precisa ser mudado em seu pet shop.
Mas se sua tomada de decisão envolve mais informações do que você dispõe e você precisa de uma pesquisa de maior porte para atender suas necessidades, você pode consultar mais sobre empresas de pesquisa no site www.abep.org, da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa.
 
Fonte de referência: Sebrae e Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa