Informações importantes sobre colite crônica em gatos

Categoria: Matérias do Mês

Autor(a): Total Alimentos | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas | 24/07/2018 - 18:07

O veterinário da Total Alimentos, Marcello Machado, explica os sintomas e o que fazer diante dessa afecção
iStock/ 002lubava1981

iStock/ 002lubava1981

A colite crônica é um problema intestinal que afeta o intestino grosso e tem como principal causador o Tritrichomonas foetus, um protozoário bastante resistente e, por isso, ainda não foi desenvolvido um medicamento capaz de acabar com essa enfermidade. Em geral, os animais mais afetados são os jovens com menos de um ano e, apesar de ser uma doença crônica, a colite pode ser controlada com medicamentos e alimentação específica.
 
O gato com colite crônica pode ter uma vida normal se receber os cuidados adequados. É importante garantir um diagnóstico preciso e tratamento eficaz que proporcione uma vida mais saudável ao animal.
 
“Em alguns casos, a doença pode aparecer discretamente com sangue nas fezes ou com um quadro de diarreia. Por isso, tenha o cuidado de acompanhar o dia a dia do gato para identificar o sintomas a medida que aparecerem”, declara o médico veterinário da Equilíbrio e gerente técnico nacional da Total Alimentos, Marcello Machado.
 
Além do sangue nas fezes, outros sintomas podem indicar a presença do protozoário Tritrichomonas foetus no organismo felino.


iStock/ Anastasiia Kuznetcova
 
SINTOMAS DA COLITE CRÔNICA EM GATOS
Os sintomas podem variar conforme o caso, entretanto os mais frequentes são:
 
  • sangue nas fezes;
  • muco nas fezes;
  • dor no abdômen;
  • vômitos;
  • diarreia.
 
“O diagnóstico é feito por meio de análises de fezes, urina, sangue, raio-X, biópsia e ultrassom abdominal. O veterinário deverá fazer uma avaliação do caso e indicar os exames que achar pertinentes para identificação da doença”, explica Machado.
 
Cuidar da alimentação do gato com colite crônica é fundamental para que ele tenha uma vida saudável. A ração intestinal é indicada para esses casos, por ter alta digestibilidade, o que evita uma sobrecarga do intestino e do estômago.
 
“A proteína vegetal hidrolisada facilita a digestão e os prebióticos FOS e MOS cuidam da saúde intestinal. Outro componente importante no alimento coadjuvante para colite crônica é a glutamina, um aminoácido que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico”, indica o médico veterinário.

Última edição (17)

Destaques:


Consumidor busca por novidades e variedade

Software: o coração de todos os processos organizacionais

Esperança de tratamento renovada

2018 Está sendo otimista para o setor de saúde animal

Modeladores de tosa



Saiba mais ›

EnqueteEnquetes anteriores

Qual o principal erro cometido pelos lojistas ao expor produtos?








Participando da nossa enquente você concorrerá a prêmios

Coloca-los nas gôndolas sem qualquer critério

Não torna-los acessíveis para os consumidores

Expor de forma que prejudique sua visualização

Disponibilizar mais os produtos que têm pouco giro

PUBLICIDADE