sexta-feira, abril 19, 2024
Outros

Veterinário: Escolha do alimento pode ajudar a tratar inflamação gastrointestinal em cães

A inflamação gastrointestinal em cães também é conhecida como gastroenterite canina e pode ser desencadeada por infecções, alimentação inadequada com alimentos mal conservados, água contaminada, plantas tóxicas e contato com outros animais doentes. Trata-se de um problema que atinge as mucosas intestinais e estomacais, causando muito incômodo e dor ao cão.
 
“A gastroenterite não é uma doença grave, mas deve ser tratada para evitar que o quadro se agrave e leve a complicações. Para o diagnóstico, o veterinário deve fazer exames clínicos e laboratoriais no animal para, então, indicar os cuidados necessários para a sua recuperação”, orienta o médico veterinário da Equilíbrio e gerente técnico da Total Alimentos, Marcello Machado.


iStock Kosheleva_Kristina
 
SINTOMAS DA INFLAMAÇÃO GASTROINTESTINAL
É importante que observe o comportamento do cão para notar algum indício de que há algo fora do normal. Veja quais os sintomas mais comuns desse distúrbio gastrointestinal
 
•                    vômitos frequentes;
•                    dor abdominal;
•                    diarreia;
•                    cachorro não quer comer nem beber água;
•                    apatia.
 

A ESCOLHA DA RAÇÃO PODE AJUDAR A TRATAR A DOENÇA?
Um dos cuidados importantes para evitar a inflamação no intestino e no estômago é controlar a alimentação. “O cão não deve ter acesso a outros alimentos sem ser ração para cães. O sistema digestivo dos cães precisa receber alimentos especificamente preparados para eles. Assim, pode-se garantir que terão todas as suas necessidades nutricionais atendidas sem nenhum tipo de agressão ao seu organismo”, explica o médico veterinário.
 
A alimentação dos cães também é uma questão importante durante a recuperação da inflamação gastrointestinal. Em geral, quando o problema é diagnosticado, recomenda-se uma restrição alimentar com o objetivo de aliviar a inflamação e não sobrecarregar o sistema digestivo.
 
Para que essa recuperação aconteça sem que o cão deixe de se alimentar, convém indicar uma ração que possua ingredientes de alta digestibilidade. Além disso, os prebióticos também ajudam a recuperar e manter a saúde intestinal, segundo Machado.