sexta-feira, abril 19, 2024
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Que tal aumentar os lucros no verão?

O verão… Ah, o verão! Mais uma vez a estação mais quente do ano chega ao Brasil com seus modismos, suas manias, suas musas e seus desafios. Desafios? Sim, especialmente para quem tem um negócio no mercado pet e precisa competir com férias escolares, viagens, presentes de Natal e com seus concorrentes, claro. Mas, então, como enfrentá-los? Como se preparar para passar por esse período com seu negócio fazendo parte das escolhas e do “bolso” de seu cliente?
 

E vamos dar um tempo para nossos queridos profissionais da estética animal. Afinal, eles, mais do que ninguém, sabem que é a época dos “natalinos”, como são chamados carinhosamente aqueles cães que são esquecidos por seus donos e têm os cuidados negligenciados o ano todo no que diz respeito à pelagem. Só que com a aproximação das festas, os tutores querem que o profissional de higiene e estética faça milagres, já que precisam “mostrar” seu cachorro limpinho na festa da família. Por isso, vamos focar em outros pontos que vejo que são deixados de lado por grande parte de nosso empresariado pet, afinal, se você tem uma loja e se ainda oferece serviço veterinário a seus clientes, por que não aumentar as vendas de produtos e a contratação desses serviços também no verão? 
 

Se você parar para pensar de uma forma bem simples, quando você fala a palavra verão, o que vem à mente? Calor, exposição ao sol, mais vida ao ar livre, sede, entre outras. Apenas essas palavras que não apresentam relação direta com o universo pet (em um primeiro momento, claro) já podem nos ajudar a pensar na venda de produtos, de maneira diferenciada e focada na estação.


iStock/ JackF

 

OPORTUNIDADES

Veja bem, vamos a alguns exemplos: Se os tutores vão sair com seus cães para passear e aproveitar parques e praças, calçadões e praias, por que não oferecer novas guias e coleiras com as cores do verão? Por que não incentivar a venda de bebedouros portáteis? Por que não oferecer lenços umedecidos para limpar as patinhas quando eles forem entrar nos carros na volta para casa? Por que não oferecer protetores de bancos de carros? Por que não oferecer bebidas próprias para eles? Pois é, são muitas oportunidades. 
 

Também podemos orientar nossos clientes que é importante que os animais entrem na estação vermifugados e protegidos contra os ectoparasitas, como pulgas e carrapatos, além de mosquitos transmissores de graves doenças, por exemplo a leishmaniose. São tantas marcas, produtos, e fabricantes que, com a mais absoluta certeza, você tem um exemplar deles em sua prateleira, além de que é sua obrigação como ponto de conveniência e informação, informar e educar seus clientes. E, claro, dessa maneira aumentar seu ticket médio de vendas no final das contas.
 

Outra dica que acho interessante é quando entendemos que no Verão os animais indo mais à rua podem se sujar, mas e se o cliente não frequentar o banho e tosa de sua loja e preferir ele mesmo cuidar da higiene de seu animal de estimação? Você poderá oferecer produtos de higiene, como xampus, sabonetes, loções de limpeza, banhos a seco e sprays. Caso os pets forem viajar com seus tutores, que tal fazer uma promoção de bolsas de transporte e caixas de viagem que são aceitas por companhias aéreas? Você também pode oferecer cintos de segurança que atendam às normas animais em trânsito.

Se você olhar com cuidado para seu estoque e para suas prateleiras, com certeza encontrará vários produtos que poderão manter suas vendas aquecidas no Verão.

 

SETOR VETERINÁRIO

É sabido que com as altas temperaturas, ocorre um aumento de enfermidades típicas do verão. Ectoparasitoses, acidentes como internações de animais esquecidos dentro de carros, queimaduras de coxins plantares causadas por proprietários irresponsáveis que saem com os animais nas horas mais quentes do dia e, ainda, as viroses comuns nesta época são as maiores preocupações a que um serviço veterinário que trabalhe com prevenção deve se ater.

 

Por que não promover uma campanha entre seus clientes sobre cuidados durante o verão? Seja proativo e venda uma campanha de saúde em vez de esperar que as doenças do Verão cheguem e você tenha a desagradável experiência de ser cobrado por não ter informado a seu cliente dos riscos. Aproveite para estimular campanhas de vermifugação e de vacinação periódica, que podem trazer muitos benefícios ao setor veterinário com a aproximação dos proprietários criando um vínculo de confiança, não apenas nos momentos de sofrimento e de emergências, que muitas vezes não terminam bem. Pense nas dicas, e aproveite as oportunidades. O verão é para todos!