PET SHOP ALTAMENTE LUCRATIVO EM APENAS 3 PASSOS

Categoria: Administração

Autor(a): Paulo Gerhardt | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas-SP | 19/04/2017 - 16:46

Encontre um nicho específico no mercado pet e descubra como trabalhar com o seu público-alvo
Foto meramente ilustrativas:  ©iStockphoto.com

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Na revista Pet Center 191, perguntamos aos nossos leitores ‘Qual a melhor opção para ter um pet shop altamente lucrativo? A maioria respondeu que investir em marketing é a melhor opção. Confira no texto a seguir orientações para incrementar os lucros e veja se a opinião dos leitores na enquete condiz com a do especialista. 


 

A receita do seu pet shop está caindo e não sabe como fortalecer sua marca e impulsionar a venda dos produtos e serviços de seu pet shop? Você acredita que para promover a marca da sua empresa e de seus produtos e serviços é preciso fazer altos investimentos em publicidade e propaganda? Não pense que implementar estratégias de marketing é uma estratégia usada somente por grandes empresas.

Posso apostar que você gostaria que a marca da sua empresa fosse reconhecida no mercado e que os produtos e serviços que vende estivessem no “top of mind” de seu público-alvo. 

Muitos empresários me procuram com a missão de alavancar seus negócios, mas escuto muito que: “Não temos muito dinheiro para investir em mídia” ou “Esse negócio de marketing é somente para grandes empresas, não é para mim”. Quando isso acontece, deixo-os tranquilos, pois, atualmente, não há necessidade de grandes investimentos financeiros para alcançar seu público-alvo e incrementar as vendas. Qualquer empresa ou mesmo profissionais podem implementar as mais modernas estratégias e ferramentas do marketing. No entanto, é preciso que essas estratégias sejam inteligentes e tenham foco bem definido. Muitas empresas, especialmente as de pequeno porte, vêm alcançando resultados extraordinários investindo muito pouco. Você quer saber como? Então vamos te orientar a transformar seu pet shop em um negócio altamente lucrativo. 

Vou apresentar três passos simples e práticos para você implementar em sua loja e colher resultados imediatamente.

 

PASSO 1
 

O primeiro passo para que isso seja possível é encontrar um nicho mais específico, um supernicho, que você pode atender melhor que seus concorrentes. Um supernicho é um segmento de mercado mais específico, como pessoas que têm cachorros pequenos, com pelos mais altos, que moram em apartamentos no centro da cidade e que têm dificuldade de banhar seus pets. Quanto mais específico for o segmento, mais focada e sintonizada com as necessidades dos clientes do nicho poderá ser a sua solução e toda a sua comunicação com os potenciais clientes que fazem parte do público-alvo. 

 

PASSO 2
 

Ao encontrar um supernicho que você possa atender com seus produtos e serviços, é preciso avaliar como está a oferta deste no mercado, quais são os concorrentes que atuam no segmento, o que estão oferecendo, quais os benefícios e quais são os preços praticados. Com essas informações, é possível avaliar se você poderá oferecer seus produtos e serviços de forma diferenciada a preços mais elevados. Para isso, os clientes devem perceber os diferenciais do que você oferece como algo de valor para eles e estar dispostos a pagar mais por estes. Se isso for possível, é hora de avaliar a rentabilidade desse segmento. Quantos potenciais clientes há no segmento específico escolhido? Quantos produtos ou serviços poderão ser vendidos? Qual a receita que poderá ser obtida? O supernicho escolhido é rentável?

 

PASSO 3

 

Uma vez que identificou o supernicho mais rentável para você, é preciso comunicar-se com os tomadores de decisão, ou seja, os responsáveis pelos animais. Como o nicho é específico e limitado, é possível fazer uma comunicação mais direta utilizando meios digitais para isso. Podem ser feitos anúncios direcionados nas redes e mídias sociais fixando limites de investimento. Você vai pagar pelo clique nos seus anúncios. Quanto melhor direcionados forem esses anúncios, mais resultados terão os cliques. Outra alternativa é utilizar a nova estratégia do marketing de proximidade, na qual é possível comunicar-se apenas com determinados perfis de pessoas com a utilização de beacons e da tecnologia bluetooth. Podem, também, ser utilizados aplicativos mobile, como o WhatsApp ou Telegram. É possível, ainda criar listas de prospects e nutri-las com campanhas de e-mail marketing com conteúdos de relevância. Outra estratégia que oferece ótimo resultado é a criação de um blog que trate de assuntos relacionados às dores do supernicho escolhido. Podem ser postados artigos, vídeos e outras formas de conteúdos no blog e compartilhados em seus canais nas redes sociais (Facebook, YouTube, Instagram, etc.). No caso do exemplo anterior, os donos dos pets têm como dificuldade a falta de espaço para os animais. Você pode dar dicas para melhorar a qualidade de vida dos bichinhos, reduzir seu estresse, manter uma convivência harmônica e feliz com a família e vizinhos, entre outras. Em todas essas estratégias, é possível estabelecer critérios para medir a efetividade das ações. Com isso, é possível avaliar os resultados das ações, bem como se os investimentos estão sendo válidos. Você pode determinar precisamente quanto foi investido nas ações de marketing para fazer uma venda.

Agora você sabe que é fácil e barato promover sua marca e seus produtos e serviços. Não espere que seus concorrentes apliquem essas estratégias antes de você!


Paulo Gerhardt 
Escritor e consultor, diretor da Solbiz, especializada em fazer as empresas venderem mais por meio de novas estratégias de marketing e vendas. 

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