Chame a atenção do cliente

Categoria: Clientes

Autor(a): Flávio Menezes | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co | Cidade: Campinas/SP | 13/02/2017 - 15:39

Nesta época de tanta concorrência é importante promover eventos que vão tornar sua marca memorável
iStock/©leaf

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Sua clínica ou pet shop oferece produtos que podem resolver os problemas e atender às necessidades de um determinado público. Mas como fazer com que as pessoas que necessitam do que você oferece venham até você?
O lojista compete não apenas com os concorrentes de sua cidade, mas também com os do mundo inteiro por conta da internet. Por isso, construir essa ponte entre o cliente e sua loja é uma tarefa cada vez mais difícil.
Não adianta ficar de braços cruzados esperando que o consumidor vá visitar seu estabelecimento, é preciso motivos para que ele faça isso. Assim, vou listar a seguir algumas dicas valiosas de ações para que seu consumidor sinta-se motivado a levar seu animalzinho para uma consulta. 
 
Promova eventos especiais
Atualmente, com o acesso à internet, os consumidores já sabem ou têm a falsa sensação de saber o que seu animal tem antes mesmo de passar pela consulta veterinária. Por isso, nada melhor para chamar a atenção do seu público do que oferecer informação e conhecimento que possam ajudá-lo, afinal os pets, em sua maioria, são tratados como membros da família e estreitar o relacionamento com o consumidor é essencial.
Ao fazer um evento especial em sua loja, você não está necessariamente oferecendo produtos ao cliente. Porém, essa é uma ótima forma de iniciar um relacionamento com ele. 
 
Estes são alguns exemplos de eventos que sua loja pode promover:
 
1. Palestras: Os temas podem abordar saúde básica, primeiros socorros diante de uma intoxicação alimentar ou envenenamento, entre outros. Ao ensinar o cliente, ele irá usar sua marca como referência em um bate papo com amigos e isso será uma forte divulgação de sua clínica. 
 
2. Aulas e workshops: Tomemos como exemplo o tema nutrição. Faça parcerias com empresa de ração da sua confiança e dê uma aula para o cliente sobre a alimentação que seu animalzinho consome. Com disso, ele poderá decidir comprar a ração indicada depois de ver os benefícios que ela trará. Pense em quantas vezes os seus consumidores pediram indicação de ração para você, uma vez que eles não sabem ou não conhecem os produtos.
 
3. Apresentações artísticas: Para o veterinário que também possui loja, promover uma peça de teatro ou oferecer uma tarde com música ao vivo com o tema “Como cuidar do seu Pet?” ou  “As crianças e os Pets”, entre outros, é ótimo para chamar a atenção do público. As crianças vão motivar seus pais a irem até seu estabelecimento, o que será mais um motivo para que os clientes relacionem sua marca a algo positivo e iniciem uma relação com ela.
 
E depois dos eventos?
Entre em contato com o cliente para saber se ele gostou do produto, se foi realmente bom, se ele ficou satisfeito. Isso ajudará você a decidir se continua a trabalhar com determinado produto ou se muda sua estratégia. Mas não adianta ligar apenas para um cliente e achar que fez uma pesquisa, você deverá fazer isso diariamente com todos os clientes e ter organização e jogo de cintura caso a resposta seja negativa. Muitos não o fazem por terem medo da resposta do cliente ou por não terem paciência para resolver problemas. Se você pensa assim, reveja seus conceitos ou feche sua clínica ou loja e mude de profissão.
Lembre-se: estreitar o relacionamento é essencial para que o seu cliente retorne e indique seu estabelecimento.


Flávio Menezes
Consultor, palestrante e diretor na empresa Marketing Vet. Atua como membro do Conselho de Ética no uso de Animais na Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU, São Paulo-SP).
www.marketingvet.com.br
Whatsapp: 55 11 98929-4110

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