sexta-feira, março 29, 2024
Administração

Comunicação na equipe influencia nas vendas

Uma boa comunicação entre todos os colaboradores de uma empresa é fundamental para o bom andamento dos negócios. Ao contrário do que muitas empresas e colaboradores possam imaginar, a comunicação vai muito além de dizer algo ou dar voz a uma ideia, mas sim, de fazer com que o outro lado compreenda aquilo que realmente queremos expressar, sem que haja ruídos e falhas nesse processo.
 
Quando há uma boa comunicação entre os membros de uma equipe, há também um bom relacionamento e uma melhor interação de todo o grupo de trabalho. Sendo assim ideias, opiniões, sugestões e teorias são compartilhadas e, desse modo, podem ser aprimoradas e colocadas em prática, quando necessário. Afinal, comunicação é o segredo para ter uma equipe alinhada e motivada. E tudo isso é essencial para conquistar bons resultados em vendas.
 
Provavelmente, quando criança, você brincou de telefone sem fio, certo? E quase nunca o que foi dito no começo da brincadeira era dito no final. A mesma coisa acontece em empresas que não têm uma comunicação eficaz com seus colaboradores. E isso pode ocorrer tanto entre os funcionários, quanto de um líder para os funcionários.
 
Se todos os colaboradores falam a mesma língua e trabalham efetivamente em equipe, ainda que em áreas distintas de uma mesma empresa, todos sabem o que acontece, os  problemas e as melhores soluções para resolvê-los. Com certeza, esse alinhamento vai refletir no cliente e nos resultados.
 
Já pensou em trabalhar sem nunca ser informado sobre o que está acontecendo, nem sobre quais são os objetivos da empresa? Um negócio em que você não tem liberdade para conversar com seus superiores ou expressar sua opinião? A comunicação é importante também para manter a equipe motivada a trabalhar e a buscar fazer sempre o melhor. E claro que a motivação ajuda nas vendas, pois uma equipe motivada vende mais e melhor.
 
Uma pesquisa realizada pelo Zeno Group com 300 executivos americanos e mais de mil trabalhadores apontou que somente 19% dos gestores se sentem muito confiantes de que os profissionais de suas empresas e companhias conseguem comunicar as estratégias efetivamente e de forma eficiente para seus colaboradores. Em contrapartida um terço dos participantes disseram ser nada confiantes com a comunicação dentro dos negócios.
 
Segundo dados do Sebrae e da Associação Brasileira de Franchising (ABF), hoje, uma em cada quatro franquias brasileiras está fora das capitais e das regiões metropolitanas, o que faz do interior do estado um expressivo mercado a ser explorado por empreendedores. Por consequência, a comunicação dessas empresas em crescimento não pode ser esquecida. Sejam grandes ou pequenas as equipes, é fundamental que a boa comunicação esteja presente no ambiente de trabalho.
 
Acredito que alguns pontos devem ser levados em consideração para uma boa comunicação, com ou entre a equipe, e que tragam bons resultados para os negócios:
 
Conheça melhor as pessoas
Conversar corretamente, ser simpático e lembrar-se dos nomes de seus colegas também são atitudes essenciais. É necessário praticar esses gestos e sempre que possível buscar feedbacks com amigos e colegas para saber como você está se saindo.
 
Saiba escutar
Para comunicar-se bem, é fundamental saber ouvir. Neste processo você pode aprender mais sobre o trabalho, conhecer novas ideias e sugestões de como conduzir os negócios.
 
Saiba conversar
Como dito anteriormente, se comunicar é diferente de apenas falar. Preocupar-se com a forma como irá transmitir uma mensagem a sua equipe ou entre seus colegas é essencial. Fique atento a sua linguagem corporal, postura e entonação.
A comunicação na equipe reflete o bem ou mal estar entre os colaboradores e isso pode se refletir nas vendas e nos resultados da empresa. Uma equipe que se comunica bem conhece melhor sua empresa e como ela funciona, desse modo, resultados positivos podem ser alcançados com mais facilidade.
 
 
Robson Dal Bó, business coaching da ActionCOACH – empresa líder mundial em business coaching para pequenas e médias empresas e primeira franquia de coaching no Brasil. Mais informações podem ser obtidas no site http://goo.gl/f07sT8