Você sabe o que é terceiro setor?

Categoria: Administração

Autor(a): Caio César Ferrari Santângelo | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas | 17/01/2014 - 15:03

Termos como “voluntariado” e “doação” são muito comuns no terceiro setor e nos negócios pet. Entenda melhor esse cenário e agregue valor social e financeiro à sua empresa
Foto meramente ilustrativa: Divulgação

Foto meramente ilustrativa: Divulgação

Atualmente muito se comenta sobre o terceiro setor, principalmente no âmbito do pet business, mas são poucas as pessoas que conhecem profundamente tal tema. Principalmente no Brasil e nos países em desenvolvimento, considera-se como terceiro setor as ONGs, instituições de caridade e obras religiosas. Mas, para entendermos essa questão completamente, devemos localizar anteriormente quais são o primeiro e o segundo setor. 
 
Primeiro setor: na conceituação tradicional, o primeiro setor é o Estado, representado por órgãos políticos, como prefeituras municipais, governos estaduais e a presidência da república, e por entidades ligadas a esses, como ministérios, secretarias e autarquias.
Segundo setor: é o mercado (empresas), composto por entidades privadas que atuam em benefício particular.
 
Em termos financeiros, o Estado aplica o dinheiro público em ações para a sociedade, enquanto o mercado investe o dinheiro privado nas suas próprias atividades. Conforme Alves (2002) o termo “terceiro setor” começou a ser utilizado na década de 70 nos Estados Unidos para classificar o conjunto de organizações sem fins lucrativos. O mesmo autor argumenta que o termo caiu em desuso nos anos 80 e ressurgiu fortemente na última década. Na visão de Anheier (2006), o setor não lucrativo ou terceiro setor é privado, voluntário e composto por organizações não lucrativas.
 
Terceiro setor: assim, com base nas definições dos autores, pode-se concluir que o setor não lucrativo é composto por organizações privadas sem fins lucrativos que atuam nas lacunas deixadas pelos setores público e privado em busca da promoção do bem-estar social. Ou seja, o terceiro setor não é nem público e nem privado; ele é um espaço institucional que abriga entidades privadas com finalidade pública.
 
Assim como nos negócios pet, alguns termos utilizados no terceiro setor, conforme Anheier (2006) são: caridade, filantropia, voluntariado, doações e, mais recentemente, foram incorporados dois conceitos no campo de estudo não lucrativo: Sociedade Civil e Capital Social. Embora estejam relacionados, os termos “setor não lucrativo”, “capital social” e “sociedade civil” possuem diferentes aspectos na mesma realidade social:

  • Capital Social: é mensurado na conexão individual com a sociedade e os laços de confiança mútua que cria;
  • Setor Não Lucrativo: recorre à ação privada para benefício público;
  • Sociedade Civil: possui a capacidade de se auto-organizar fora das esferas familiar, de mercado e estadual.
 
Assim, elucida-se que o desenvolvimento desse setor é parte do período da transformação da sociedade industrial para pós-industrial e que as organizações não lucrativas são vistas atualmente como parte maior da sociedade civil.
Conforme Anheier (2006), esse setor é hoje a principal força econômica e social local, nacional e até mesmo internacional. Esta afirmação do autor é muito forte, mas serve para observarmos como o setor não lucrativo está emergindo progressivamente.
Desejo excelentes negócios para todos os leitores da revista Pet Center.
 
Caio César Ferrari Santângelo
Professor universitário da UNIVALI. Responsável pela empresa de consultoria da UNIVALI (Uni Júnior Consultoria e Gestão Empresarial) e diretor de marketing da Santangelo Consultoria Empresarial.

Última edição (207)

Destaques:


Hora da comida, que hora mais lucrativa!

Hospedagem de gatos

Novas leis trabalhistas

Entrevista com o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC)

Erros e acertos na exposição de produtos




Saiba mais ›

Edgar Ferreira, expert em hand stripping, fala sobre técnica, carreira e mais!

Destaques:


Carreira internacional: como é tosar na Nova Zelândia

De olho nos felinos: passo a passo de tosa criativa

EnqueteEnquetes anteriores

Quais desses fatores mais contribuem para aumentar as vendas da loja?








Participando da nossa enquente você concorrerá a prêmios

Atendimento competente, atencioso e carinhoso

Firmar parcerias com outras lojas da região

Ser ativo e influente no mundo digital

Contar com uma loja com visual atraente

PUBLICIDADE