A origem e a evolução do marketing

Categoria: Administração

Autor(a): Caio César Ferrari Santângelo, MSc. | Colaborador(es): Leila Bonfietti Lima | Cidade: Campinas | 07/11/2013 - 11:11

“O marketing nos negócios pet engloba a tomada de decisão, a gestão de recursos, a coordenação de processos e a avaliação de resultados”
Foto meramente ilustrativa: Divulgação A origem e a evolução do marketing

Foto meramente ilustrativa: Divulgação A origem e a evolução do marketing

Muitos amigos, alunos, empresários, clientes e curiosos sempre me questionam: Professor Caio, marketing é somente propaganda? Caro leitor da revista Pet Center, inicio esta resposta com “a origem e a evolução do marketing”.
O conceito moderno de marketing surgiu no pós-guerra, na década de 1950, quando o avanço da industrialização mundial atiçou uma acirrada competição entre as empresas por disputas de mercados. O simples processo de produção e venda de produtos e serviços com qualidade já não era suficiente para o alcance de receitas e lucros vislumbrados pelas empresas.
Assim, o cliente passou a ter poder de escolha, selecionando qual das alternativas disponíveis no mercado lhe proporcionaria a melhor relação entre custo e benefício. Essa não é uma característica muito comum do consumidor do mercado pet? As organizações, reconhecendo que a decisão final sobre a compra estava nas mãos dos clientes, começaram a criar e desenvolver técnicas como:
·      Pesquisa de mercado;
·      Divulgação das qualidades e dos benefícios dos produtos em veículos de comunicação de massa;
·      Expansão e diversificação dos canais de distribuição;
·      Adequação de produtos e serviços de acordo com as necessidades e desejos dos clientes.
Muitas pessoas pensam em marketing apenas como o processo de vendas ou propaganda. Tal fato se deve a todos os dias ocorrerem bombardeios de comerciais de televisão, anúncios de jornais e revistas, mala direta, outdoors e telemarketing ativo. Nos negócios pet alguém está sempre tentando vender alguma coisa. Mas, na realidade, vendas e propagandas são apenas um pequeno pedaço deste complexo universo chamado marketing.
A administração mercadológica integra o conjunto de funções desempenhadas na empresa, como produção, finanças, logística, recursos humanos, sistemas de informação, engenharia de produtos, pesquisa tecnológica, entre outras. Desta forma, o marketing nos negócios pet engloba a tomada de decisão, a gestão de recursos, a coordenação de processos e a avaliação de resultados. Portanto, da intenção de suprir as necessidades dos clientes nasceu o marketing.
Em sua base fundamental encontramos o conceito de troca e de relacionamento comercial entre a empresa e o cliente. Traduzindo a palavra marketing (market + ing) temos algo como “mercado em ação”. Mercadologia, em essência, é usar todas as ferramentas e recursos possíveis de uma empresa para satisfazer as necessidades e os desejos de seus clientes.
Para um bom relacionamento entre a empresa e o cliente, principalmente nas relações de negócios pet, é necessária a presença dos seguintes fatores:
·      Cada um dos membros deve ter algo que desperte interesse ao outro;
·      Possibilidade de comunicação e entrega;
·      Liberdade das duas partes para aceitar ou não uma proposta;
·      Ambas as partes devem se julgar aptas para atender as necessidades e os desejos da outra.
 
Leitores da revista Pet Center, através do marketing, a empresa usa as ferramentas disponíveis para abordar, fazer parte da decisão e gerar a fidelidade dos clientes.
 

Caio César Ferrari Santângelo, MSc.
Professor Universitário da UNIVALI. Responsável pela empresa de consultoria da UNIVALI (Uni Júnior Consultoria e Gestão Empresarial) e diretor de marketing da Santangelo Consultoria Empresarial.

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